17/12/2019

2º Concurso de Carcaças Carne Charolês Certificada premiou produtores catarinenses

Um total de 125 cabeças divididas em 50 fêmeas e 75 machos foram trazidas por sete produtores que utilizam o Charolês como raça pura ou em cruzamentos.

Por Nathã Carvalho

O Frigorífico Verdi localizado em Pouso Redondo (SC) recebeu na manhã do dia 13 de dezembro de 2019 a 2ª edição do Concurso de Carcaças Carne Charolês Certificada. Um total de 125 cabeças divididas em 50 fêmeas e 75 machos foram trazidas por sete produtores catarinenses, que utilizam o Charolês como raça pura ou em cruzamentos. A uniformidade dos lotes – e das carcaças – a exemplo da primeira edição do evento em 2018, mais uma vez chamou a atenção dos organizadores. De acordo com o coordenador do concurso e do programa Carne Charolês Certificada, o engenheiro agrônomo Eldomar Kommers, o sucesso da competição reflete o crescimento da raça e do programa. “O padrão dos animais foi muito bom, sendo esta uma ação muito importante tanto para a raça quanto para o programa Carne Charolês Certificada que só em 2018, apresentou crescimento de 58,86% no número de abates em relação a 2017” comemorou.

Considerado um passo importante no desenvolvimento de diferentes raças bovinas, os programas de certificação contribuem para o aprimoramento da qualidade da carne brasileira e permitem a entrega de produtos diferenciados e padronizados ao consumidor. “Todas as raças que estão evoluindo no Brasil possuem seus programas de carne, não poderia ser diferente com o Charolês. Estamos batalhando para que o programa evolua, visando expandir sua atuação também em outros estados” salientou Kommers.

Conforme exigências do programa Carne Charolês Certificada, a participação no concurso foi permitida somente para animais da raça Charolês (definidos) ou com no mínimo, 50% de genética Charolês, ou seja, animais oriundos de cruzamento com raças continentais, britânicas ou zebuínas, entre machos inteiros, machos castrados e fêmeas, em lotes de no mínimo 10 e no máximo 15 animais. Quanto à idade, foi permitida a participação de animais dente de leite até dois dentes para fêmeas e machos castrados e de animais somente dente de leite para machos inteiros. A avaliação dos lotes participantes considerou critérios como padrão racial, uniformidade, maturidade (idade), escore de acabamento, conformação de carcaça e peso de carcaça quente, além de aspectos sanitários, avaliados individualmente dentro do lote, contribuindo cada animal para a média final dos lotes participantes.

Após a realização dos abates, o público e os produtores foram recebidos no Sítio Verdi para a divulgação dos resultados, entrega de prêmios e confraternização. O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Charolês, Jamil Deud Júnior, procedeu a abertura do ato solene com o seu pronunciamento, sendo prosseguido pela presidente da Associação Brasileira de Criadores de Charolês, Rosalina Ribas Gonzalles, pelo diretor do programa Carne Charolês Certificada, Gilmar Kruker e pelo diretor do frigorífico Verdi, Ariel Verdi. Na sequência, o coordenador Eldomar Kommers procedeu o anúncio dos vencedores e a entrega dos certificados aos proprietários dos lotes colocados em 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria. Além disto, os lotes campeões foram premiados com o dobro da atual tabela de bonificação praticada pelo Frigorífico Verdi para o programa Carne Charolês Certificada. Os resultados foram os seguintes:

Fêmeas
Lote campeão: Lote de 12 animais de Roberto Natter, de Treze Tílias/SC.
2º lugar: Lote de 10 animais de Iara Helena Calfass, de Xanxerê/SC.
3º lugar: Lote de 10 animais de Diego Piovesan, de Herval D'Oeste/SC.

Machos castrados
Lote campeão: Lote de 12 animais de Ademar Tacca, de Abelardo Luz/SC.

Machos inteiros
Lote campeão: Lote de 10 animais de Marcos Moriggi, de Videira/SC.
2º lugar: Lote de 11 animais de Gilvani Parisi, de Tangará/SC.
3º lugar: Lote de 11 animais de Diego Piovesan, de Herval D'Oeste/SC.

Confira a galeria de fotos completa do concurso, clicando aqui. 



COMPARTILHE: