11/04/2022

Cabanha Fonseca conquista grandes campeonatos na 60ª ExpoLondrina no Paraná

Exemplares Charolês foram avaliados pela Médica Veterinária e inspetora técnica da raça, Ana Paula Vieira Neves.

Após dois anos com edições canceladas devido à pandemia de Covid-19, a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina voltou a ser realizada em 2022 em seu habitual palco, o parque de exposições governador Ney Braga em Londrina, Paraná. Como já é tradição, a raça Charolesa mais uma vez marcou presença no evento entre os dias 06 e 10 de abril, durante a 60ª edição da exposição, promovida pela Sociedade Rural do Paraná. A participação da raça contou com a organização conjunta da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC) e o apoio do Núcleo de Criadores de Charolês do Norte do Paraná. 

Julgamento
Na manhã de sábado (08/04/2022), a médica veterinária e inspetora técnica de registro genealógico da raça, Ana Paula Vieira Neves, atuou pela primeira vez como jurada de Charolês em uma exposição. "Só tenho a agradecer o convite da Associação Brasileira de Criadores de Charolês e à Sociedade Rural do Paraná pela oportunidade de julgar nesta importante pista, onde o Charolês esteve muito bem representado" frisou. A Cabanha Fonseca, localizada no munícipio de Caçador/SC, brilhou absoluta na pista, conquistando os grandes campeonatos e reservados grandes campeonatos. A matriz "Musa 522 da Fonseca" (LT Sundance 2251 x Muza da Fonseca), de  34 meses e 852kg, obteve o título de grande campeã e suprema grande campeã da raça. O exemplar, que há poucos dias atrás já havia conquistado o título de grande campeã na ExpoCaçador em Caçador/SC, apresentou-se com uma terneira de 7 meses ao pé e prenhe de novembro de 2021. Do campeonato novilha maior veio a reservada de grande campeã, "Fada 612 da Fonseca" (EC Forefront 8066 x Garoa 393 da Fonseca), de 20 meses e 574kg. Entre os machos, destaque para "Bold 716 da Fonseca" (Santa Tecla FIV 2603 Vapor x Excelência 363 da Fonseca), campeão terneiro aos 7 meses e escolhido como o grande campeão. Já o campeão júnior maior "Locomotiva 600 da Fonseca" (Santa Tecla FIV 2603 Vapor x Catarina 213 da Fonseca) de 21 meses e 690kg foi escolhido como o reservado de grande campeão. A matriz "Alvorada 346 da Fonseca" (Gicomte x Água 175 da Fonseca) de 69 meses, 838 kg e quatro partos comunicados, foi escolhida como a "matriz modelo" da raça. 

A ExpoLondrina 2022
A 60ª edição da ExpoLondrina terminou no dia 10/04/2022 superando todas as expectativas iniciais. Após dois anos com os portões fechados, o Parque Ney Braga foi reaberto ao público com as atrações já tradicionais e com novidades que agradaram aos milhares de visitantes de Londrina e região. Foi superado o recorde de público de 500 mil pessoas nos 10 dias de feira. “Recebemos quase 70 mil pessoas no último sábado com a mesma estrutura que sempre tivemos, por isso em alguns momentos ficou um pouco complicado. Queremos, inclusive, agradecer a compreensão de todos”, ressaltou o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Antonio Sampaio.

Confira a galeria de fotos completa do julgamento no menu "fotos" > "eventos". 



COMPARTILHE: