16/09/2019

Cabanha Raízes e Cabanha Fonseca vencem o julgamento do Charolês na ExpoConcórdia

Evento aconteceu de 06 a 15 de setembro no parque de exposições de Concórdia (SC). Cinco criadores expuseram exemplares Charolês que foram julgados por Wilson Borges.

O Charolês voltou a branquear uma pista de julgamento do parque de exposições de Concórdia (SC). Após cerca de 40 anos sem haver julgamentos, a raça protagonizou a volta das avaliações fenotípicas na ExpoConcórdia, realizada este ano entre 06 e 15 de outubro. A participação de cinco criadores catarinenses possibilitou uma mostra mais expressiva da raça. Para a escolha dos grandes campeões, o convite foi feito ao selecionador Wilson Borges, da Cabanha Labor de Soledade (RS), ex presidente da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC), que conduziu os trabalhos em pista no sábado, 14 de setembro. 

O jurado Wilson Borges afirmou que amostra do Charolês em Concórdia foi muito qualificada. "Os grandes campeões e os reservados certamente teriam condições de subir ao pódio em qualquer exposição do país" disse. Ele acrescentou que em todas as categorias houveram animais que seriam capazes de acrescentar qualidade em qualquer criatório nacional. "Como apreciador do bom Charolês foi um grande prazer poder ver essa mostra da genética catarinense e comprovar que está sendo realizado um bom trabalho de seleção, buscando um animal de frame mais moderado, mas sem perder a essência do Charolês, que é uma raça imbatível na tarefa de imprimir peso e rendimento de carcaça aos seus descendentes, aumentando a rentabilidade da pecuária" finalizou.

Os resultados foram os seguintes: 

Grande Campeão e supremo grande campeão: "Santa Tecla Vai-Vai", de Mansur Zuchetti, Cabanha Raízes, Rio das Antas (SC). 
Reservando Grande Campeão: "Santa Tecla Vapor", da Cabanha Fonseca, Caçador (SC).
Terceiro melhor macho: "Santa Tecla X - Vai vai", da Cabanha Santa Tecla, Abelardo Luz (SC).

Grande Campeã: "Namorada da Fonseca", da Cabanha Fonseca, Caçador (SC).
Reservada Grande Campeã: "VLD H18 Blue FIV", Mansur Zuchetti, Cabanha Raízes, Rio das Antas (SC). 
Terceira melhor fêmea: "Alvorada da Fonseca", da Cabanha Fonseca, Caçador (SC).

Atualmente o município de Concórdia detém o segundo maior rebanho de gado de corte de Santa Catarina, onde a genética Charolês predomina. Em dez dias de feira, a ExpoConcórdia teve público de 349 mil pessoas. 



COMPARTILHE: