Além da mostra de animais e dos tradicionais julgamentos, a ABCC irá reinaugurar o seu estande, terá novidades em seu restaurante, contará pela primeira vez com uma mulher como jurada da raça na feira e ainda promoverá apresentações e dia de campo.
A 48ª Expointer inicia no próximo sábado (30/08) no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil em Esteio/RS e novamente a raça Charolesa irá marcar presença nesta que é considerada a maior exposição agropecuária da América Latina. Para esta edição do evento, a Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC) idealizou uma programação repleta de atividades e de novidades. Além da habitual mostra de animais e dos julgamentos, os criadores e o público poderão desfrutar de um estande reformado e com novidades no restaurante, além de apresentações e um dia de campo. Para a exposição de animais de argola, são esperados 75 machos e fêmeas provenientes de 12 propriedades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Uma das marcantes novidades poderá ser vista na pista central de julgamento nos dias 02 e 03 de setembro, terça e quarta-feira, respectivamente. Pela primeira vez na história, os exemplares Charolês serão avaliados em Esteio por uma jurada. Trata-se de Georgina Alejandra Avalos Herrera. Natural e residente em Jalisco no México, Alejandra é conhecida e reconhecida internacionalmente por sua experiência com a raça. Médica Veterinária e Zootecnista, atualmente é produtora, selecionadora e jurada de raças bovinas, tendo iniciado suas atividades em 2007 juntamente ao seu pai, aprimorando linhagens adaptáveis de Charolês para o México no plantel da Hacienda San Bartolo, onde é responsável até hoje pela seleção, preparação e exposição dos animais. Descende de uma família de produtores de gado comercial há três gerações, sendo pertencente à segunda geração de produtores de gado registrado. Também é, desde 2018, tratadora e apresentadora de animais em pista. Como jurada, exerceu a função na primeira edição do "MISS CONGRESS" no Congresso Livestock of the Stars em Guadalajara, Jalisco, México, em 2024. No entanto, define como o momento mais emocionante de sua trajetória, sua atuação como jurada no campeonato nacional do Charolês na tradicionalíssima ExpoPrado 2024 em Montevidéu, no Uruguai. O julgamento do Charolês na Expointer 2025 contará com a transmissão ao vivo pelos canais oficiais da ABCC e da Evoluê AG no YouTube. Ainda na quarta-feira (03/09), após o término do julgamento dos machos e da escolha do supremo grande campeão da raça, a ABCC receberá a todos a partir das 19h na Casa do Charolês para a solenidade de apresentação dos grandes campeões, coquetel de entrega de prêmios e de entrega das comendas “Cypriano de Souza Mascarenhas”, a maior honraria da raça.
Novo restaurante parceiro e carne Charolês no cardápio
Outra grande novidade é a Casa do Charolês que foi revitalizada, ampliada e que contará ainda, com um novo parceiro em seu espaço gastronômico: O renomado restaurante Assado Raiz, de Porto Alegre. E as novidades não param por aí: As opções de cortes especiais do cardápio são oriundas de Carne Charolês Certificada, obtida a partir de animais abatidos especialmente para a ocasião. Os animais, foram produzidos a partir do cruzamento de touros Charolês com fêmeas britânicas e sintéticas, resultando em indivíduos ½ sangue Charolês. “Trata-se de uma seleção de cortes únicos, oriundos de bovinos com a nossa genética Charolês para atender nossos associados e nosso público em um palco tão significativo como a Expointer”, explica Rodrigo de Oliveira Mascarenhas de Souza, presidente da ABCC. Criadas exclusivamente a pasto nos campos da campanha gaúcha, as novilhas foram desmamadas com média 6 meses de idade e 225 kg de peso em campo nativo, característico do bioma Pampa do sul do Brasil. A recria, foi realizada em pastagem cultivada de azevém (Lolium multiflorum) no inverno e no campo nativo e em pastagem cultivada de sorgo forrageiro (Sorghum bicolor (L.) Moench) no verão. A terminação ocorreu neste inverno de 2025 em pastagem cultivada de azevém (Lolium multiflorum) consorciada com aveia preta (Avena strigosa Schreb), quando aos 18 meses de idade, ainda com dente de leite e pertencentes ao mesmo lote e ao mesmo manejo desde a desmama, alcançaram peso médio final de 470 kg e 52,8% de rendimento de carcaça em relação ao peso final na fazenda. “É uma carne cruza Charolês produzida em sistema de pastejo no Bioma Pampa. Uma oportunidade de uma imersão única durante a exposição” conclui Rodrigo. A reforma e a ampliação da casa do Charolês, localizada no Boullevard do parque Assis Brasil, contou com o apoio e o patrocínio de quatorze criadores. A reinauguração do local ocorrerá em ato solene na sexta-feira (29/08) a partir das 19h.
Na segunda-feira, 01/09, às 16h, a casa do Charolês receberá os criadores e demais interessados para uma apresentação do grupo Charolês USA Trip 2025, que relatará a viagem realizada pela comitiva brasileira de selecionadores aos Estados Unidos em maio deste ano. Já na quinta-feira, 04/09, para encerrar a programação técnica, a seleção consagrada de André Corrêa Berta e família irá abrir as porteiras da Fazenda Invernada em Aramabaré/RS para apresentar o trabalho realizado pelo Charolês Figueira. O dia de campo terá início com uma recepção aos participantes às 12h. Na sexta-feira, 05/09, o Charolês retorna à pista central do parque com seus melhores exemplares para o desfile oficial dos grandes campeões. O público ainda poderá visitar a Expointer e conferir de perto os animais da raça e o estande/restaurante no sábado (06/09) e no domingo (07/09), quando a 48ª edição da exposição chegará ao fim.
Abaixo, a programação completa para download: