01/02/2019

Charolês brilhou em julgamento no Itaipú Show Rural em Pinhalzinho (SC)

A exposição, que abriu o calendário de 2019 do ranking catarinense do Charolês, organizado pela associação catarinense da raça, teve a atuação do criador César Peschel como o jurado responsável por definir os campeões.

Realizado na tarde de 31 de janeiro, quinta-feira, o julgamento da raça Charolês no 21º Itaipú Rural Show, evento ocorrido entre 30 de janeiro e 02 de fevereiro em Pinhalzinho (SC), contou com a participação de cerca de 30 animais oriundos de três criatórios. A exposição, que abriu o calendário de 2019 do ranking catarinense do Charolês, organizado pela associação catarinense da raça, teve a atuação do criador César Peschel como o jurado responsável por definir os campeões.
 
Os principais títulos foram praticamente divididos entre duas conhecidas cabanhas catarinenses: A Cabanha Fonseca de Caçador (SC) e a Cabanha Mano Rafa de Maravilha (SC). Entre as fêmeas, a faixa de grande campeã ficou com a matriz “AFS Ventania 968”, também escolhida como a suprema grande campeã. O animal foi exposto pelo criador Renan Donati da Cabanha Mano Rafa, que também conquistou o título de terceira melhor fêmea com a terneira “AFS Xenia 1020”. Já o título de reservada de grande campeã foi comemorado pela equipe da Cabanha Fonseca, que expôs a matriz “Alvorada da Fonseca”. Nos machos, a Cabanha Fonseca obteve o grande campeonato com o touro “Vapor da Fonseca”. Da Cabanha Mano Rafa, são provenientes os exemplares escolhidos como reservado de grande campeão, o reprodutor “AFS Xande” e o terceiro melhor macho, o animal “AFS Vulcano”.
 
O próximo evento que contará com a presença da raça Charolesa ocorrerá no período de 4 a 8 de fevereiro em Cascavel no Paraná, onde será realizada mais uma edição do Show Rural Coopavel. Serão expostos animais de argola oriundos de dois criatórios paranaenses, que inclusive, irão dispor exemplares para comercialização.

COMPARTILHE: