30/04/2019

Com ganho médio diário de 1,450kg a pasto, Charolês encerra 2ª prova de avaliação a campo (PAC) e de consumo alimentar residual (CAR) na Embrapa

Com 19 reprodutores participantes, a raça apresentou um excelente desempenho e considerável adaptabilidade às condições de produção.

A Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês) reuniu selecionadores, produtores, estudantes e profissionais do setor no dia 25 de abril de 2019 na Embrapa Pecuária Sul em Bagé (RS), para realização do dia de campo e da divulgação dos resultados da 2ª Prova de Avaliação a Campo (PAC) e de Consumo Alimentar Residual (CAR) da raça Charolês, realizadas em parceria com a instituição. A raça participou pela segunda vez destas provas, reunindo exemplares oriundos de cinco criatórios diferentes do Rio Grande do Sul. Os animais chegaram à unidade da Embrapa no final de junho de 2018 e tiveram a primeira pesagem da prova de avaliação a campo realizada no dia 13 de julho e a última pesagem no dia 29 de novembro. Na sequência, os mesmos exemplares foram direcionados para a prova de consumo alimentar residual em confinamento.

A programação teve início no turno da manhã quando o analista da Embrapa Pecuária Sul, Roberto Collares, apresentou o tema “Análise da metodologia das provas PAC/CAR na busca de novos indicadores importantes para a raça”, propondo uma discussão com o público presente e com a participação do pesquisador Joal Brazzale Leal. Na sequência, a médica veterinária Renata Suñé, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, falou sobre a “Importância da alimentação na reprodução animal”. Já no turno da tarde, a abertura foi realizada com o pronunciamento do chefe-geral da instituição, Daniel Montardo, e a presidente da ABC Charolês, Rosalina Ribas Gonzales. Posteriormente, o pesquisador Marcos Yokoo ministrou a palestra “Importância da PAC/CAR como ferramenta no Melhoramento Genético Animal”, apresentando também os resultados da prova de consumo alimentar residual da raça Charolês. Por fim, o analista da Embrapa, Roberto Collares apresentou os resultados da prova de avaliação a campo, seguido da realização das premiações aos proprietários dos primeiros colocados em ambas as provas e da apresentação dos animais conduzida pelo pesquisador Joal Brazzale Leal e pelo membro do conselho técnico da ABC Charolês, o selecionador André Plastina Gomes.

Na avaliação da presidente da ABC Charolês, Rosalina Ribas Gonzales, o evento superou as expectativas. “Recebemos um público considerável que contou também, com a presença de alunos dos cursos de medicina veterinária e zootecnia de cinco instituições de ensino do Rio Grande do Sul. Não tenho dúvidas que a participação do Charolês nas duas provas veio para ficar e consolidar essa importante parceria com a Embrapa Pecuária Sul” descreveu.

Com 19 reprodutores participantes, o Charolês encerrou sua participação na prova de avaliação a campo (PAC) com ganho médio diário de 1,450kg e com três animais participantes com ganhos superiores a 1,500kg por dia. O peso médio inicial dos exemplares foi de 255,5kg e o peso médio final ficou em 468,1kg. Conforme o coordenador da PAC, o analista Roberto Collares, a raça apresentou um excelente desempenho e considerável adaptabilidade às condições de produção. “Os touros Charolês apresentaram extraordinários ganhos de peso a campo, recebendo somente sal mineral, demonstrando a excelência genética da raça com resultados assegurados pela acurácia da pesquisa brasileira” revelou. Segundo ele, estas provas foram realizadas com a utilização de metodologias modernas, onde várias características produtivas foram avaliadas pelos pesquisadores e especialistas da Embrapa Pecuária Sul. “Estes resultados demonstram que a genética da raça está adaptada aos campos brasileiros. Parabéns à ABCCharolês e seus criadores, que submetem a raça à uma rigorosa análise, na busca constante de avanços em sua genética”. explanou o pesquisador.

A Prova de Avaliação a Campo (PAC) tem como objetivo, comparar, dentro de um mesmo ambiente de criação, reprodutores de diferentes criatórios do Sul do Brasil, com a finalidade de identificar animais superiores para produção de carne em sistema de pastejo. No final de cada prova, classificam-se os animais por meio do Índice de Classificação Final (ICF), que pondera cada característica avaliada e sumariza em um único número para qualificar os animais. Entre as características que exercem maior peso no ICF, estão àquelas relacionadas ao ganho de peso (45%), seguidas pelas integrantes da avaliação de carcaça por ultrassom (25%), perímetro escrotal (5%) e 25% para os parâmetros subjetivos, como conformação, padrão racial e sexualidade.

Resultados da Prova de Avaliação a Campo (PAC)
Assim como na 1ª edição, a Estância Sá Brito de Alegrete (RS) conquistou novamente o 1º lugar na prova de avaliação a campo. Desta vez, o reprodutor "Sabrito AP 4285" (Sá Brito Apolo Sidney Dezoito x Sá Brito Abusada Ímpar 3617 BR) nascido no final de agosto de 2017, alcançou a posição ao obter índice de classificação final de 1,3881 e ganho médio diário de 1,568kg. Em 2º lugar, "Deglateur 3079 de Santo Izidro" (LT Bridger 9191 Polled x Agressivite 2658 de Santo Izidro), vindo da Cabanha Santo Izidro de Dilermando de Aguiar (RS) e nascido em setembro de 2017, apresentou índice de classificação final de 1,3779 e ganho médio diário de 1,518kg. Ambos os animais foram classificados como “elite” e outros oito exemplares ficaram classificados como “superiores”.

Eficiência alimentar pelo Consumo Alimentar Residual (CAR)}
O Consumo Alimentar Residual (CAR) mensura a diferença entre o consumo de alimento observado e o consumo estimado para o animal. Desta forma, animais mais eficientes consomem menos alimento que o estimado, apresentando valores negativos de CAR.

Na prova de consumo alimentar residual (CAR), o 1º colocado e classificado como elite na prova, foi "Defenseur 3077 de Santo Izidro" (LT Bridger 9191 Polled x 2672A de Santo Izidro), oriundo da seleção da Cabanha Santo Izidro de Dilermando de Aguiar (RS). Do mesmo criatório, veio "Desir 3081 de Santo Izidro" (LT Bridger 9191 Polled x Quaiche 2400 de Santo Izidro), 2º colocado e também classificado como elite. O animal colocado em 3º lugar e com classificação elite é proveniente da da Estância Sá Brito de Alegrete (RS). Trata-se do exemplar “Sábrito AP 4292" (Sá Brito Apolo Sidney Dezoito x Sá Brito Bailarina Guri 3625 BR). Os três primeiros colocados são nascidos no mês de setembro de 2017. Além destes, outros cinco animais foram classificados como “superiores” nesta avaliação.

No mesmo dia do evento, a Embrapa Pecuária Sul recebeu os primeiros terneiros que irão participar da 3ª edição de ambas as provas para a temporada de 2019/2020. A expectativa da Associação Brasileira de Criadores de Charolês e da Embrapa Pecuária Sul é receber animais oriundos de oito criatórios da raça até o dia 15 de maio deste ano. 


COMPARTILHE: