05/03/2021

Conheça os vencedores da 4ª edição das provas de avaliação a campo (PAC) e de eficiência alimentar (PEA) da raça Charolês

Ao todo, vinte exemplares de sete cabanhas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina participaram das avaliações.

Por Nathã Carvalho e Felipe Rosa

O programa Tatersal do canal Terraviva da última terça-feira (02/03) divulgou oficialmente os vencedores da 4ª edição da Prova de Avaliação a Campo (PAC) e da Prova de Eficiência Alimentar (PEA) da raça Charolês. Apresentado pela jornalista Andréia Fogaça, o programa contou com a participação do analista da Embrapa Pecuária Sul, Roberto Collares, e do gerente de fomento da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC), o zootecnista Nathã Carvalho. 

Realizada na temporada 2020/2021, a 4ª edição das duas provas reuniu vinte exemplares oriundos de sete cabanhas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, sendo duas delas participantes pela primeira vez. A PAC ocorreu no período de junho a outubro de 2020 e a PEA teve início no fim de outubro de 2020 e foi encerrada no final de janeiro de 2021, ambas realizadas na Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS), instituição parceira da ABCC desde 2017.

Na avaliação a campo, o Charolês encerrou sua participação com ganho médio diário (GMD) de 1,165kg. Já na prova de eficiência alimentar, conduzida em confinamento, o GMD foi de 1,583kg, havendo exemplares com ganhos ao redor de 2kg/dia. Após os dias de adaptação no início de cada uma das provas, todos os animais recebem rigorosamente o mesmo tratamento. Ao longo destas quatro edições, já foram avaliados 75 animais, oriundos de 10 criadores diferentes.

A PAC tem como objetivo comparar, dentro de um mesmo ambiente de criação, reprodutores de diferentes criatórios do sul do Brasil, com a finalidade de identificar animais superiores para produção de carne em sistema de pastejo. No final da prova, classificam-se os animais por meio de um índice que pondera cada característica avaliada e as sumariza em um único número para qualificar os animais. Entre as nove características avaliadas, estão aquelas relacionadas ao ganho de peso (45%), seguidas pelas integrantes da avaliação de carcaça por ultrassom (25%), perímetro escrotal (5%) e 25% para os parâmetros subjetivos, como conformação, padrão racial e sexualidade, avaliados por meio de escores visuais por técnicos indicados pela ABCC. Nesta última edição, esta avaliação foi conduzida por Joaquim Francisco Rodrigues Mesquita da Costa, Henrique de Freitas Mesquita da Costa e o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Joal Brazzale Leal.

Na prova de eficiência alimentar, o consumo alimentar residual (CAR) mensura a diferença entre o consumo de alimento observado e o consumo estimado para o animal. Desta forma, animais mais eficientes consomem menos alimento que o estimado, apresentando valores negativos de CAR e valores positivos para ganho de peso residual. Além dos índices finais que determinam a classificação dos exemplares em cada uma das provas, os animais ainda são ranqueados em três categorias: “Elite” = animais com índice acima da média + 1 ponto de desvio padrão; “Superior” = animais com índice entre a média e 1 ponto de desvio padrão; e “Comercial” = animais com índice menor que a média.

Conforme o coordenador da PAC, o analista da Embrapa Roberto Collares, a raça apresentou um excelente desempenho e considerável adaptabilidade às condições de produção. “Os touros Charolês apresentaram extraordinários ganhos de peso a campo, recebendo somente sal mineral, demonstrando a excelência genética da raça com resultados assegurados pela acurácia da pesquisa brasileira”, revelou.  Segundo ele, na PAC, os reprodutores são avaliados a campo, enfrentando todo o tipo de clima da região sul (frio, calor, excesso de chuva e secas), em pastagem e campo nativo, onde os animais vão desempenhar suas funções reprodutivas. “Os indivíduos que apresentam bom desempenho nessas provas estão aptos para trabalharem em qualquer região em nosso país” explanou Collares.

O presidente da ABCC, Cesar Adams Cezar, enfatizou a importância da evolução da raça estar alicerçada por dados de pesquisa. “As provas e os programas de melhoramento são fundamentais na busca pela eficiência da pecuária moderna, caminho que vem se consolidando na trajetória do Charolês. Nesse contexto, só tenho a agradecer aos criadores oriundos de sete municípios diferentes que participaram e acreditaram neste projeto, além de toda a dedicação da equipe da Embrapa”, abordou. Outro ponto a destacar é a crescente demanda pelas centrais de inseminação pelos reprodutores bem colocados nas provas, o que reforça a importância dos testes na identificação de indivíduos superiores e futuros pais da raça. O reprodutor vencedor da PEA, “Cézar Lunch 1339 Poseidon” já está com contratação confirmada pela CRV Lagoa.

Conforme a pesquisadora da Embrapa e responsável pela nutrição dos animais nas Provas de Eficiência Alimentar, Renata Suñé, a dieta da PEA busca garantir a saúde dos touros durante todo o período da prova e, também, que todos os animais estejam no mesmo patamar para expressar seu potencial genético. “É uma dieta composta por feno, concentrado comercial e silagem de milho. Nós temos um período de 20 dias para adaptar os touros à dieta, e depois começa a prova propriamente dita de 70 dias, onde vamos avaliando diariamente o consumo desses animais e tudo o que o animal consome em termos de matéria verde fica registrado para podermos comparar o consumo desses touros. Assim, conseguimos apontar depois qual é o animal mais eficiente na conversão alimentar”, explicou a pesquisadora.

A 4ª edição da PAC/PEA da raça Charolês contou com a participação de exemplares da Cabanha Cezar, Cabanha Charolês Figueira, Cabanha Santa Tecla, Cabanha VLD, Estância Namuncurá, Estância Sá Brito e da Fazenda Lestada.

Top 3 da 4ª Prova de Avaliação a Campo (PAC):
1º lugar: “Sá Brito EST 4501”, índice: 1,476 - GMD: 1,321 kg - Estância Sá Brito, Alegrete/RS (Classificado como “elite”).
2º lugar: “Santa Tecla TE 2775 Atrevido”, índice: 0,996 - GMD: 1,379 kg - Cabanha Santa Tecla, Abelardo Luz/SC (Classificado como “superior”).
3º lugar: “Cézar Lunch 1339 Poseidon”, índice: 0,953 - GMD: 1,271 kg - Cabanha Cézar, Vacaria/RS (Classificado como “superior”).

Top 3 da 4ª Prova de Eficiência Alimentar (PEA):
1º lugar: “Cézar Lunch 1339 Poseidon”, índice: 1,782 - GMD: 1,957 kg - Cabanha Cézar, Vacaria/RS (Classificado como “elite”).
2º lugar: “Santa Tecla FIV 2782 Almirante”, Índice: 1,179 - GMD: 1,808 kg - Cabanha Santa Tecla, Abelardo Luz/SC (Classificado como “elite”).
3º lugar: “Sá Brito EST 4501”, índice: 0,946 - GMD: 1,660 kg - Estância Sá Brito, Alegrete/RS (Classificado como “superior”).

Abaixo, a planilha completa com os resultados para download: 



COMPARTILHE: