13/04/2022

Evento promovido pela ANC e ABCC fomenta o PROMEBO entre os criadores Charolês

O encontro, que reuniu 30 pecuaristas e técnicos de forma virtual, apresentou as vantagens de utilizar o programa para a seleção de animais da raça.

Criadores da raça Charolês do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina participaram, na noite de terça-feira (12/4), de evento promovido pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) e pela Associação Brasileira de Criadores de Charolês para fomentar o uso do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) nos rebanhos. O encontro, que reuniu 30 pecuaristas e técnicos de forma virtual, apresentou as vantagens de utilizar o programa para a seleção de animais da raça. “Para que eles possam, além de fazer uma seleção fenotípica, levar em consideração o genótipo dos exemplares”, explica Silvia Freitas, superintendente de registros da entidade, que se surpreendeu com o resultado do evento. 

Também foram citadas durante o encontro formas de seleção de fêmeas como, por exemplo, descarte das com menor desempenho e a retenção das melhores com mais precisão e com base nos rendimentos dos produtos. Além disso, foi abordada a seleção de touros melhoradores para o uso no plantel e a importância de utilizar os dados do Promebo para o envio de reprodutores às centrais. “O nosso objetivo daqui para frente é fomentar o Promebo na raça Charolês. Os criadores, inspetores e avaliadores técnicos se comprometeram em fazer a sua parte disseminando a ferramenta nas propriedades”, ressalta. No encerramento, os criadores já participantes do Promebo, deram depoimentos sobre a importância do programa do melhoramento genético da raça e de seus rebanhos. "Nosso objetivo é fomentar a maior adesão dos selecionadores ao Promebo. Além de impulsionarmos o melhoramento genético da raça como um todo, lembramos que atualmente, o ministério da agricultura (MAPA) exige que os reprodutores possuam superioridade nas avaliações genéticas em um programa de melhoramento para a coleta de sêmen, o que reforça a importância dos nossos rebanhos serem avaliados", comenta Nathã Carvalho, mestre em zootecnia e gerente de fomento da ABCC.


COMPARTILHE: