Uma das mais expressivas exposições agropecuárias do Brasil, a exposição de Maringá no Paraná, irá apresentar o aprimoramento zootécnico realizado no Charolês brasileiro
Lançada durante solenidade realizada na casa do Charolês na Expointer 2024 em Esteio/RS, a Exposição Nacional Charolês 2025 está prestes a começar. Depois de muitos anos, o evento de caráter itinerante promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC) volta ao estado do Paraná, território onde o Charolês possui uma significativa história de participação e de contribuição para a bovinocultura de corte local. Uma das mais expressivas exposições agropecuárias do Brasil, a Expoingá, chega em sua 51ª edição (28ª internacional) repleta de atrações e com o tema “O Agro Conecta”, e com o apoio e a parceria de sua entidade promotora, a Sociedade Rural de Maringá (SRM), será o palco do evento mais importante da raça Charolesa deste ano: A sua Exposição Nacional, entre os dias 14 e 18 de maio.
Os mais de 90 animais inscritos, representantes da seleção realizada por criadores do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, poderão ingressar no Parque Internacional de Exposições de Maringá até às 18h de terça-feira, 13 de maio. Já na quarta-feira, dia 14, a partir das 8h, os exemplares de argola e posteriormente os rústicos, passarão pelo julgamento de admissão, quando passarão por conferência de suas identificações e idade, pesagem, mensurações lineares e avaliações reprodutivas e de características de carcaça por ultrassonografia. No mesmo dia, a partir das 18h30, será realizada a divulgação dos resultados e a premiação aos proprietários dos animais vencedores da 8ª edição da Prova de Avaliação a Campo (PAC) e da 8ª Prova de Eficiência Alimentar (PEA), realizadas na unidade da Embrapa Pecuária Sul em Bagé/RS. Nesta edição das provas, ocorridas na temporada 2024/2025, participaram cerca de 20 exemplares nascidos em 2023, oriundos de oito Cabanhas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Julgamentos
A avaliação dos animais em pista, os julgamentos de classificação, certamente, é o momento mais esperado por todos. Os indivíduos de argola, serão julgados na quinta-feira, 15 de maio, quando a partir das 9h da manhã, as fêmeas adentrarão a pista de julgamento José Quirino dos Santos para a apreciação do jurado Horacio Bianchi Pol. Os machos de argola, serão julgados no turno da tarde, no mesmo dia e no mesmo local. Já os exemplares rústicos, serão avaliados no dia seguinte, sexta-feira, 16 de maio, a partir das 9h, no curral coberto do recinto de leilões Ermelindo Bolfer. O jurado Horacio Bianchi Pol é oriundo de uma família de grande tradição na criação de Charolês no Uruguai, a Cabaña La Margarita, selecionadora da raça dede 1962 e presença frequente nas exposições do país como a famosa Expo Rural do Prado em Montevidéu. Além de produtor rural, ele é técnico agropecuário pela Universidade Católica del Uruguay. "Será um olhar do exterior, mas de alguém que possui muita experiência e tradição na raça e que ainda, realiza um trabalho de seleção enfatizando características que buscam um biotipo de animal muito semelhante e próximo com o qual buscamos aqui no Brasil" revela Rodrigo Mascarenhas de Souza, presidente da ABCC. O julgamento dos animais de argola contará com transmissão ao vivo pelos canais da ABCC no YouTube e no facebook e também, pelo canal da Evoluê AG no YouTube.
Leilão
A programação técnica da Exposição Nacional Charolês 2025, será encerrada com o “Leilão da Nacional – Excelência Charolês”, que será promovido pela ABCC com o apoio da Sociedade Rural de Maringá na noite de 16 de maio, sexta-feira, a partir 19h no Recinto de leilões Ermelindo Bolfer. O remate disponibilizará touros e fêmeas Charolês puros de origem, provenientes de sete criatórios reconhecidos na raça. Entre os destaques, está a oferta de lotes de machos que participaram da 8ª edição da Prova de Avaliação a Campo (PAC) e da 8ª Prova de Eficiência Alimentar (PEA) na Embrapa Pecuária Sul de Bagé/RS, sendo que a PEA foi encerrada neste mês de maio. Para que o evento represente toda a evolução zootécnica do Charolês brasileiro, o Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da ABCC atuou na avaliação e na seleção dos animais que serão disponibilizados. Os negócios serão conduzidos pelas leiloeiras Tarumã Remates e Panorama Leilões, que também realizarão a transmissão em seus canais YouTube. A produção das imagens dos animais ficou a cargo da Evoluê AG e o catálogo de lotes, também produzido pela agência, estará disponível no site www.charoles.org.br, no menu “publicações”. Os exemplares de argola permanecem em exposição até o domingo, 18 de maio.
_______________________________________
Atendimento à imprensa durante a Nacional Charolês 2025
Nathã Carvalho, gerente de fomento da ABCC: (55) 9 9921 6509 (Whats-App).
Rodrigo M. Mascarenhas de Souza, presidente da ABCC: (55) 9 9977 3801 (Whats-App)