23/08/2022

Expointer 2022 recebe a Exposição Nacional da raça Charolês

De volta ao protagonismo da feira, o Charolês terá a maior representação entre os animais de argola das raças de bovinos de corte

Muitas raças de diferentes espécies constituem o histórico e a grandiosidade da Expointer, mostra considerada como a maior exposição agropecuária da América Latina realizada em Esteio (RS). Entre todas elas, o Charolês merece destaque absoluto entre os bovinos de corte. De acordo com o histórico do serviço de exposições e feiras da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) do estado do Rio Grande do Sul, a raça apresentou o maior volume de animais de argola em mais de 70% das 45 edições do evento. Desde 2021, o Charolês voltou ao protagonismo da feira ao liderar as inscrições de bovinos de elite na exposição, fato que irá se repetir em 2022 quando a Expointer celebrará a sua 45ª edição no período de 27 de agosto a 04 de setembro.

Com um novo e moderno modelo zootécnico, resultante de uma seleção com maior ênfase para animais com porte mais moderado, precoces em termos de acabamento de carcaça e em performance reprodutiva, o Charolês atualmente vive um momento vigoroso, impulsionado pela crescente demanda e pela valorização de seus produtos em leilões de genética (reprodutores, prenhezes e embriões) e também, nos remates de gado de comercial. A entrada de novos investidores na raça, é mais um reflexo da conjuntura atual do gado “prata que vale ouro” como ficou conhecido em décadas passadas no Sul do Brasil. A partir destas circunstâncias e pela recente atualização do status sanitário dos estados do Rio Grande do Sul e do Paraná em relação a vacinação contra a febre aftosa – o que permite o retorno de uma maior interação entre os três estados da região Sul –,  a Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC), decidiu retomar em 2022, a realização do evento mais importante para uma raça: A sua exposição “nacional”, que tem como objetivo, congregar criadores de diferentes estados do país para que juntos, possam reunir e demonstrar a evolução da raça no país. Para isto, a Expointer (e o parque estadual de exposições Assis Brasil), onde o Charolês já viveu momentos inesquecíveis e gloriosos em sua história, foi o palco escolhido.

Mais de 100 animais foram inscritos por quatorze expositores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Da programação, o momento mais aguardado desta “copa” da raça no Brasil, é o julgamento, marcado para ocorrer nos dias 30 e 31 de agosto (terça e quarta-feira) na pista central, quando os exemplares serão avaliados por Flávio Montenegro Alves, médico veterinário e presidente do conselho técnico da Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares com vasta experiência como jurado de raças bovinas de corte no Brasil, Argentina e Uruguai. Além dos campeonatos tradicionais e escolha do animal supremo grande campeão nacional, categorias especiais como o “campeonato doadora” e “matriz modelo” também irão abrilhantar a disputa. Além do público presente no parque, a avaliação dos animais poderá ser acompanhada também por uma transmissão ao vivo exclusiva do Charolês pela página da ABCC no facebook e pelo canal da entidade no YouTube, além do site da TV El Campo, responsável pela transmissão. A narração e os comentários ficarão a cargo de Flávio Brasil Rosar, André Canalle e André Plastina Gomes, um trio com ampla proximidade, experiência e conhecimento na raça. “Após dois anos intensos de pandemia, esta Expointer nos brindará com o evento mais importante de nossa raça, coroando a retomada da normalidade das exposições” pondera o presidente da ABCC, Cesar Adams Cezar. De acordo com ele, o objetivo é que a partir desta edição, a exposição nacional se torne itinerante, sendo realizada anualmente em diferentes estados. A edição de 2023 deverá ser lançada durante esta Expointer.

Novidades na entrega de prêmios
Após o término do julgamento, a programação do dia 31 de agosto (quarta-feira) terá continuidade na casa do Charolês no Boullevard do parque Assis Brasil. A partir das 18h, ocorrerá a tradicional entrega de prêmios. No entanto, a novidade ficará por conta do retorno da entrega da comenda “Cypriano de Souza Mascarenhas”, honraria que pode ser concedida à criadores que possuem mais de 25 anos de criação, ex-presidentes da ABCC ou para pessoas que prestaram relevantes serviços à raça. Para esta edição, deverão ser homenageadas oito pessoas com a comenda que leva o nome de um dos pioneiros na utilização do Charolês em cruzamentos no Brasil e que foi o primeiro criador particular a promover uma importação de reprodutores da França, país de origem da raça Charolês. Outro ponto alto da solenidade, deverá ser a tradicional entrega do troféu “Ernani Kurtz de Oliveira”, premiação realizada desde 1990, concedida ao expositor com melhor desempenho no julgamento.

Leilão de elite
A Exposição Nacional da raça Charolês marcará a retomada de um leilão de elite durante a Expointer. Marcado para as 19h do dia 31 de agosto, após a solenidade de entrega de prêmios, o evento também será realizado na casa do Charolês e deverá ofertar um seleto grupo de animais premiados no julgamento e oriundos de diferentes expositores. A expectativa é que sejam ofertados cerca de 6 fêmeas e 2 machos, além de pacotes de embriões de consagradas doadoras da raça. Os negócios ficarão a cargo da Parceria Leilões e a transmissão também será realizada pela página da ABCC no facebook e pelo canal da entidade no YouTube, além do site da TV El Campo. No comando do martelo, estará o experiente leiloeiro Fábio Crespo. “Será uma oportunidade incrível para a aquisição genética de animais diferenciados e premiados, tirados da prateleira de cima das cabanhas participantes” explica Cesar.

Vitrine PAC/PEA
Em 2019 durante a Expointer, a ABCC lançou um novo modelo de exposição de bovinos no pavilhão de bovinos de corte, destinado a indivíduos não cabresteados (rústicos), classificados como superiores em avaliações realizadas em provas de desempenho ou em programas oficiais de melhoramento genético. No caso do Charolês, a inovação foi implementada com o apoio da Farsul e do departamento de exposições e feiras da SEPADR, para que os animais participantes da Prova de Avaliação a Campo (PAC) e da Prova de Eficiência Alimentar (PEA) da raça, realizadas na Embrapa Pecuária Sul em Bagé (RS) pudessem ser expostos ao público. Neste ano, o modelo retorna ao evento com a exibição de seis animais oriundos de três cabanhas, classificados como “elite” e “superior” na 5ª edição das provas, realizadas na temporada 2021/2022. Entre eles, está o campeão e o 2º colocado da PEA, “VLD 500 Delegado No Doubt FIV" e "VLD 501 Detetive No Doubt FIV” respectivamente, de propriedade da Cabanha VLD de Concórdia (SC). “O público poderá conhecer os animais e alguns dados das avaliações realizadas nas provas” detalha Cesar. Encerrando a programação da exposição nacional, o espaço receberá uma solenidade no dia 1º de setembro (quinta-feira) a partir das 17h, quando serão premiados os proprietários dos animais vencedores da última edição da avaliação.

Confira a programação completa aqui


COMPARTILHE: