03/10/2023

ExpoLages recebe a Exposição Nacional Charolês 2023 nesta semana

Evento realizado em Lages/SC reunirá animais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Tradicional palco da genética produzida pelos criadores do Sul do Brasil, em 2023 a ExpoLages será sede de mais uma edição da Exposição Nacional da Raça Charolesa. Promovida pela Associação e Sindicato Rural de Lages, a ExpoLages faz parte habitualmente do calendário de exposições anuais da raça, onde historicamente, o Charolês sempre demonstrou sua expressão. Desta vez, a Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC) e a Associação Catarinense de Criadores de Charolês (ACCC), estão juntas para a promoção do principal evento da raça do ano, agendado para o período de 3 a 8 de outubro no parque de exposições Conta Dinheiro, em Lages/SC. Para esta edição, os selecionadores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul irão apresentar cerca de 80 exemplares de argola e rústicos.

Julgamentos
Agendada para os dias 05 e 06 de outubro (quinta e sexta-feira), a avaliação dos animais em pista será conduzida pelo médico veterinário, conselheiro técnico e selecionador André Plastina Gomes, que dirige a seleção de Charolês na Estância do Salso em Alegrete/RS. O julgamento dos animais de argola contará com a transmissão ao vivo nos canais da ABCC no Youtube e no facebook. Na quinta-feira (05/10) a programação de pista será aberta pelos animais rústicos, a partir das 9h, que avaliará individualmente os machos e fêmeas criados a campo. Já no turno da tarde, a partir das 14h, será a vez do julgamento das fêmeas de argola, que será encerrado no final do dia com a definição da grande campeã nacional da raça. Na sexta-feira (06/10), a partir das 9h será a vez do julgamento dos machos, quando será escolhido o grande campeão nacional e posteriormente, o supremo (a) grande campeão (ã) nacional, título atribuído ao melhor exemplar Charolês da exposição.

Leilão
Um dos pontos altos da programação será o leilão da nacional – Excelência Charolês, programado para sexta-feira, 06 de outubro a partir das 19h. Para que o evento represente toda a evolução zootécnica do Charolês brasileiro, uma comissão foi instituída pela ABCC para uma seleção criteriosa dos animais que serão disponibilizados. Serão ofertados 17 machos e 11 fêmeas, puros de origem (PO) e mochos, oriundos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O leilão ocorrerá na pista José Arruda Ramos no parque de exposições Conta Dinheiro e terá transmissão ao vivo pelo canal da leiloeira oficial, Camargo Agronegócios, no YouTube. Os negócios poderão serem efetuados em até 20 parcelas ou pelo plano safra (4 + 16 em 10/05/2024) ou ainda à vista, com desconto de 6%. Na batida do martelo, estará o experiente Delamar Macedo. "Sem sombra de dúvidas, o leilão será uma extraordinária oportunidade para aquisição da mais moderna e qualificada genética Charolês do Brasil. Serão disponibilizados touros para central de sêmen, repasse de rebanhos puros e para cruzamento industrial, além de fêmeas para aqueles que buscam iniciar e/ou aprimorarem seus planteis", salienta Cesar Adams Cezar, presidente da ABCC. O catálogo de lotes encontra-se disponível no fim desta página para download.

No sábado, 07 de outubro, a programação terá início às 9h com a assembleia geral ordinária da Associação Catarinense e Criadores de Charolês – ACCC. Já a Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares (ANC), promoverá a partir das 18h, uma apresentação do Promebo, o programa de melhoramento genético oficial do Charolês no Brasil, conduzido pela entidade juntamente com a Embrapa. Na sequência, a ANC também apresentará a FENAGEN – A Feira Nacional de Genética, que ocorrerá em julho de 2024 em Pelotas/RS e celebrará os 50 anos do Promebo. A programação de sábado da Exposição Nacional Charolês 2023 ainda contará com o desfile dos grandes campeões nacionais, solenidade de entrega da comenda “Cypriano de Souza Mascarenhas” ao Dr. Hernani Nerbas Borges, entrega de prêmios e confraternização dos criadores na Casa do Charolês dentro do parque.

Confira abaixo, a programação completa do evento e o catálogo do leilão:


COMPARTILHE: