02/07/2021

Sá Brito e Tarumã lideram o prêmio supremacia genética do Charolês

Os resultados foram anunciados em live de lançamento dos Sumários 2021/2022 do Promebo na terça-feira (29/06).

A Estância Sá Brito, de Alegrete (RS), e a Cabanha Tarumã, de Camaquã (RS), venceram os grandes prêmios do Supremacia Genética 2021 da raça Charolês. Concedido pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), o mérito leva em conta o desempenho atingido por propriedades inscritas no Promebo e atuantes no melhoramento genético de seus rebanhos. Os resultados foram anunciados em live de lançamento dos Sumários 2021/2022 na terça-feira (29/06). A Estância Sá Brito venceu com o reprodutor "Sá Brito EST 4501", de tatuagem 4501, destaque da geração 2019 com Índice Final de 32,47. Nos ventres, a vitória foi da Cabanha Tarumã, com a vaca "Tarumã JHBD Daphne # 1909" (foto), de tatuagem 1909, destaque da geração 2019 com Índice Final de 32,23.

Durante o encontro virtual, que reuniu criadores de diferentes raças, a ANC apresentou os sumários impressos 2021/2022. O projeto é capitaneado pelo Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) com apoio da Embrapa. Neste ano, pela primeira vez, além de informações sobre os touros, o Sumário também trouxe informações sobre as fêmeas jovens. “É uma forma de valorizar o melhoramento genético como um todo”, explicou a superintendente de Registro da ANC, Silvia Freitas, mediadora da noite de prêmios.

O presidente da ANC, Ignacio Tellechea, aproveitou a oportunidade para lançar o Sumário On-line, uma ferramenta que permite consultas públicas e gratuitas à base de dados da entidade. Agora, o sistema terá atualizações semanais, o que permitirá aos criadores contar com informações sempre recentes dos reprodutores. Em sua manifestação, Tellechea também comemorou a implementação do Origen, sistema que permitiu a integração do banco de dados de registro genealógico da ANC com o Promebo. “O grande valor desse sistema não está na interface, está no banco de dados”. Com ele, indica o presidente da ANC, se tem uma ampla oferta de informação de qualidade ao criador, permitindo que ele elabore o Índice Final de cada propriedade e se consiga trabalhar com o melhoramento do rebanho focado nos seus próprios indexadores. “Chegamos à ANC há seis anos dispostos a resolver os problemas de forma definitiva. O Origen é a cereja desse bolo e só foi possível graças a uma equipe muito boa que trabalhou duro”, reconheceu Tellechea, que deixa a presidência no final de 2021.

Também no encontro, o presidente do Conselho Técnico da ANC, Flávio Montenegro Alves, ressaltou o trabalho exitoso da gestão na implementação do sistema que visa qualificar e expandir o Promebo. Ele ainda lembrou que este não é um programa comercial, mas uma ferramenta voltada para o criador que realmente quer qualificar seu plantel. “O criador não deve buscar o Promebo para ter animais Dupla Marca, mas sim para conhecer seu rebanho, descartar fêmeas e machos improdutivos. O Promebo não tem fim comercial, mas fim de melhoramento”, frisou contundente.

A programação da ANC ainda contou com palestras técnicas e apresentação de criadores que mostraram, na prática, os ganhos do uso de animais melhoradores no rebanho. O pesquisador e chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS), Fernando Cardoso, detalhou o uso do Origen e a implementação de marcadores genômicos. Segundo Cardoso, o ano de 2021 é um marco no trabalho de melhoramento genético no Brasil. “Estamos vendo aqui a interface. O que dá utilidade é o banco de dados que tem por traz. Para qualificar esse banco e unir registro e melhoramento, tivemos que estudar e eliminar redundâncias. Isso foi um trabalho de time”, justificou. De acordo com o pesquisador, trabalhos como esse agregam diferencial para a genética selecionada no Brasil porque integram a pesquisa, entidades e os produtores, que são as pessoas que realmente tomam as decisões de seleção. “A incorporação da genômica e a qualificação do banco de dados vão acelerar esse processo de melhoramento. Porque melhoramento é avançar sempre”. Também foram realizadas palestras dos criadores Antônio Francisco Chaves Neto e Henrique Ribas.

A live completa com as apresentações técnicas e entrega de prêmios pode ser conferida no Canal de YouTube da ANC ou clicando aqui



COMPARTILHE: