11/12/2020

Sítio Nossa Senhora Aparecida de Curitibanos, vence em todas as categorias do 3º Concurso de Carcaças Carne Charolês Certificada

Com mais de 120 animais participantes, o concurso avaliou fêmeas, machos castrados e machos inteiros.

A 3ª edição do Concurso de Carcaças Carne Charolês Certificada foi realizada nesta quinta-feira, 10 de dezembro de 2020 no Frigorífico Verdi em Pouso Redondo/SC, uma ação do Programa Carne Charolês Certificada com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Charolês – ABCC e da Associação Catarinense de Criadores de Charolês – ACCC. Com mais de 120 animais participantes, o concurso avaliou fêmeas, machos castrados e machos inteiros, seguindo os seguintes critérios: Padrão racial, uniformidade, maturidade (idade), escore de acabamento, conformação de carcaça e peso de carcaça quente, além de aspectos sanitários, avaliados individualmente dentro do lote, contribuindo cada animal para a média final dos lotes participantes. Para participar do concurso, os animais precisavam ser definidos da raça Charolês ou com no mínimo, 50% sangue Charolês, ou seja, suas cruzas com raças continentais, britânicas ou zebuínas em lotes compostos por 10 a 15 animais de pelagem branca, baia/amarela/creme ou baia com cabeça e ventre claro ou ainda fumaça (cinza claro). Quanto à idade, foi permitida a participação de animais dente de leite até dois dentes para fêmeas e machos castrados e de animais somente dente de leite para machos inteiros. O produtor Cleiton Zager, proprietário do Sítio Nossa Senhora Aparecida de Curitibanos/SC, obteve excelentes resultados, conquistando as primeiras colocações nas três categorias. Os resultados foram os seguintes:                   

FÊMEAS
1º lugar: Lote de 10 animais, todos DL (dente de leite), com peso médio 279,10 Kg, de Cleiton Zager, de Curitibanos/SC.

2º lugar: Lote com peso médio de 238,1 Kg, de Ari Parisenti de Herval do Oeste/SC.

3º lugar: Lote com peso médio de 250,2 Kg, de Cleiton Zager, de Curitibanos/SC.


MACHOS INTEIROS
1º lugar: Lote de 10 animais, todos DL (dente de leite), com peso médio de 302,5 Kg, de Cleiton Zager, de Curitibanos/SC.

2º lugar: Lote com peso médio de 247,4 Kg, de Jamil Deud Júnior, de Abelardo Luz/SC.


MACHOS CASTRADOS

1º lugar: Lote de 10 animais, DL e 2D (dente de leite e de dois dentes), com peso médio de 289,4 Kg, de Cleiton Zager, de Curitibanos/SC.

2º lugar: Lote com peso médio de 305 Kg de Cleiton Zager, de Curitibanos/SC.

3º lugar: Lote com peso médio de 268,5 Kg de Ari Parisenti de Herval do Oeste/SC.

4º lugar: Lote com peso médio 288,5 Kg de Décio Cristofolini de Pouso Redondo/SC.



COMPARTILHE: